Trabalho de divulgação com Fabiana

Um dos principais objetivos do SUFICA é disponibilizar amplamente os resultados do projeto e trabalhar em colaboração com parceiros não acadêmicos. Fabiana do projeto SUFICA, tem desenvolvido trabalhos com estudantes de ensino médio em escolas públicas locais e da universidade Federal de Sergipe (UFS) no Brasil para aumentar o conhecimento dos jovens sobre temas de ecologia e envolvimento em conservação.

 

No Brasil, o Ministério da Ciência e Tecnologia coordena o programa chamado INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia), cujo objetivo é agregar grupos de pesquisa que contribuem para o desenvolvimento sustentável do país. O tema de um desses programas, o INCT-IN-TREE (Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução) se concentra em questões ecológicas e tem por objetivo desenvolver projetos em ecologia e evolução e comunicar os resultados ao público não acadêmico. O INCT IN-TREE é também um dos parceiros do projeto SUFICA.

Fabiana do projeto SUFICA visitou escolas locais e participou da SEMAC – Semana Acadêmica, na Universidade Federal de Sergipe para falar sobre a importância da biodiversidade e sobre o que podemos fazer para conservá-la. Em um dos dias  do curso de curta duração Fabiana falou sobre os insetos, com ênfase nos polinizadores. Os estudantes aprenderam sobre as práticas amigáveis a biodiversidade e discutiram algumas práticas agrícolas economicamente viáveis.

Um aspecto importante do INCT IN TREE é o envolvimento do publico não acadêmico na pesquisa. Na escola estadual Centro de Excelência 28 de Janeiro os estudantes discutiram projetos de ciência cidadã e atitudes éticas em favor do conhecimento e conservação da biodiversidade durante a visita de Fabiana. Essa ação foi desenvolvida com o suporte da Associação Brasileira de Estudos das Abelhas- A.B.E.L.H.A.

Este evento foi uma ação preparatória para engajar estudantes e outros membros da escola no projeto “Protagonistas da Escola Verde”, o qual terá inicio no próximo ano. Os objetivos deste projeto são criar habitats naturais para a biodiversidade dentro da escola e desenvolver práticas de horticultura como ferramentas de ensino para estudantes do ensino médio. Esse projeto será realizado com o apoio do INCT-IN-TREE, do projeto SUFICA e da Associação A.B.E.L.H.A.

 

Fabiana coordena um grupo de pesquisa cujo objetivo é comunicar ciência amplamente e aumentar o engajamento do público em geral para a conservação da Biodiversidade de polinizadores da Caatinga. Como parte deste trabalho, o projeto SUFICA e o projeto “Guardiões dos Sertões” foram apresentados durante a Semana Territorial de Bioeconomia do Alto Sertão Sergipano, que integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019 (CNPq). O trabalho do SUFICA foi discutido para demonstrar que os objetivos da produção sustentável com alto rendimento e a conservação da biodiversidade podem ser obtidos simultaneamente através da intensificação ecológica em agroecossistemas do semiárido. Este trabalho é apoiado pela Associação A.B.E.L.H.A. e pelo INCT-IN-TREE.

Fabiana busca envolver estudantes em vários estádios da carreira acadêmica em seus projetos e, em novembro deste ano, prestigiou a apresentação do MSc. Cleverton da Silva – UFS, durante o XI Congresso Brasileiro de Agroecologia realizado em Sergipe. Cleverton apresentou os resultados do trabalho que desenvolveu com pequenos agricultores em áreas irrigadas do semiárido sergipano, coordenado por Fabiana Silva com apoio da FAPITEC-SE.

 

Para manter contato com o trabalho de divulgação de Fabiana e SUFICA, siga-nos no Twitter (@SUFICA_Caatinga and @Fabiana70039697).