Fabiana se apresenta no Instagram para discutir polinizadores

Brazilian pollinator. Credit: Nadia Rojas

E se os polinizadores entrassem em quarentena?

Essa é a nova iniciativa de extensão e comunicação científica dos Guardiões da Chapada e dos Sertões cujo objetivo é aproximar os polinizadores do público pela realização de eventos em mídias sociais

 

Durante o período de isolamento social, o mundo humano mudou completamente uma vez que fomos forçados a permanecer em nossas casas. Assim, nossos objetivos e prioridades mudaram completamente, fazendo com que muitos de nós refletíssemos sobre nossas vidas e carreiras. Isso também se aplica a pesquisadores e conservacionistas, muitos dos quais foram forçados a parar as atividades de campo, paralisar as suas pesquisas e reduzir as atividades de ensino. As consequências para a conservação em longo prazo, redes colaborativas e de pesquisa são ainda pouco claras. Esse aspecto foi discutido por Corlett et al. (2020, Biological Conservation) os quais também nos fizeram pensar em formas de promover a educação, manter a pesquisa e adequar a comunicação e redes de colaboração. Tais considerações inspiraram uma iniciativa no Brasil.

No Brasil, onde a maior parte das pesquisas é financiada com recursos públicos, os cientistas têm a responsabilidade de partilhar conhecimentos com a comunidade e, esse sentimento, juntamente com o chamado à ação feito por Corlett et al., suscitou o debate público sobre a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos. Essa iniciativa envolve cientistas do INCT IN-TREE (um parceiro do projeto SUFICA, conforme discutido em postagem anterior) que se juntam para promover apresentações on line às quintas-feiras, tendo sido iniciadas em maio.

Até a presente data (26/06/2020), a iniciativa atingiu audiência diversificada e superior a 1600 seguidores, incluindo estudantes, produtores rurais, criadores de abelhas, professores, políticos e outros cientistas!

Na próxima semana, a co-pesquisadora do projeto A SUFICA, Fabiana Oliveira da Silva (INCT IN TREE) e a pesquisadora Joice Reis (IF-Baiano e INCT IN TREE) conversarão ao vivo sobre “Como podemos ajudar os polinizadores em ambientes agrícolas”. Nas semanas anteriores foi discutida a conservação na escala da paisagem e em ambientes urbanos.

Para saber mais, acompanhe as informações e assista as apresentações ao vivo, na página dos Guardians da Chapada no perfil do Instagram (@guardioesdachapada). Os eventos ao vivo ocorrem todas as quintas-feiras as 1700 (horário do Brasil) e as 2100 (horário do Reino Unido).

ATUALIZAÇÃO 10 DE JULHO DE 2020 – MAIS CONVOCAÇÃO ANUNCIADA

A partir desta semana, toda semana, um cientista diferente dará uma palestra sobre o gerenciamento de polinizadores e sua conservação.

Agradecemos a Caren Souza pelas informações sobre a iniciativa divulgada nesta postagem.

 

Corlett RT, Primack RB, Devictor V, et al. Impacts of the coronavirus pandemic on biodiversity conservation [published online ahead of print, 2020 Apr 8]. Biol Conserv. 2020;246:108571. doi:10.1016/j.biocon.2020.108571